Mais um ano começou. 2019 promete ser um ano melhor por conta de mudanças políticas, mudanças estruturais e maturação de mercado. As pequenas e médias empresas entenderam que não é possível fugir dos investimentos no digital. Muitas vezes considerado como custo, o emprego de recurso do Marketing Digital é vital para o crescimento escalável.  Confira algumas tendências para 2019:

1)  Marketing de Influência

O ano promete alavancar a estratégia de influência. Segundo pesquisa realizada pela Linqia, 86% dos profissionais de marketing utilizaram a estratégia de marketing de influência em 2017. E o percentual de satisfação foi importante: 92% entenderam que a influência foi muito eficiente no mercado e ajudou nas vendas e melhoria do branding.  Trabalhar com esse tipo de estratégia exige cuidado. Buscar influenciadores e micro-influenciadores, dependendo do nicho, pode alavancar as vendas, mas precisa ser acordado previamente a relação. Permuta!? Valores mensais!? Brindes!? Grandes influenciadores não aceitam mais qualquer troca. O alcance promovido por eles aumentou consideravelmente. Na hora de escolher, procure um que tenha ética e respeito por seus seguidores.

2) Transmissão ao vivo (Lives)

– Segundo pesquisa realizada pela Livestream, 73% dos negócios B2B que fizeram lives tiveram um ROI positivo. As transmissões ajudaram bastante na estratégia digital. É possível fazer transmissões ao vivo pelas principais redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube. Lançamento de um novo produto, acompanhamento de um evento ou uma live simples para tirar dúvidas de clientes, consumidores e seguidores. Além de ser eficaz, a live ajuda drasticamente no alcance orgânico. E o vídeo ainda fica armazenado, podendo render ainda mais buzz posteriormente.

3) Business Intelligence (BI) e Big Data

O número de dados gerados pela internet é impressionante. Cada dia que passa mais e mais dados são produzidos, mas poucos dados são mensurados. As empresas entenderam o conceito e buscam à todo momento maneiras de simplificar o processo de aquisição e análise. É justamente nesse ponto que entra o Business Intelligence e o Big Data. Construir dashboards e painéis específicos auxiliam o gestor na tomada de decisão. “A estratégia digital é o que fará as empresas gastarem menos dinheiro em suas campanhas de marketing e terem um maior controle do seu funil de vendas”, diz Diego Brito, CEO da empresa General Marketing.

As pequenas e médias empresas podem focar diretamente no Google Analytcs. Existem diversas formas mais simples de acompanhar dados e tomar decisões. Quer saber mais? Procure a Yes Marketing Digital para auxiliar nos seus negócios. Estamos prontos para ajudar. Que tal um café!? Entre em contato conosco aqui!