Tendências do Marketing Digital para 2019

Mais um ano começou. 2019 promete ser um ano melhor por conta de mudanças políticas, mudanças estruturais e maturação de mercado. As pequenas e médias empresas entenderam que não é possível fugir dos investimentos no digital. Muitas vezes considerado como custo, o emprego de recurso do Marketing Digital é vital para o crescimento escalável.  Confira algumas tendências para 2019:

1)  Marketing de Influência

O ano promete alavancar a estratégia de influência. Segundo pesquisa realizada pela Linqia, 86% dos profissionais de marketing utilizaram a estratégia de marketing de influência em 2017. E o percentual de satisfação foi importante: 92% entenderam que a influência foi muito eficiente no mercado e ajudou nas vendas e melhoria do branding.  Trabalhar com esse tipo de estratégia exige cuidado. Buscar influenciadores e micro-influenciadores, dependendo do nicho, pode alavancar as vendas, mas precisa ser acordado previamente a relação. Permuta!? Valores mensais!? Brindes!? Grandes influenciadores não aceitam mais qualquer troca. O alcance promovido por eles aumentou consideravelmente. Na hora de escolher, procure um que tenha ética e respeito por seus seguidores.

2) Transmissão ao vivo (Lives)

– Segundo pesquisa realizada pela Livestream, 73% dos negócios B2B que fizeram lives tiveram um ROI positivo. As transmissões ajudaram bastante na estratégia digital. É possível fazer transmissões ao vivo pelas principais redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube. Lançamento de um novo produto, acompanhamento de um evento ou uma live simples para tirar dúvidas de clientes, consumidores e seguidores. Além de ser eficaz, a live ajuda drasticamente no alcance orgânico. E o vídeo ainda fica armazenado, podendo render ainda mais buzz posteriormente.

3) Business Intelligence (BI) e Big Data

O número de dados gerados pela internet é impressionante. Cada dia que passa mais e mais dados são produzidos, mas poucos dados são mensurados. As empresas entenderam o conceito e buscam à todo momento maneiras de simplificar o processo de aquisição e análise. É justamente nesse ponto que entra o Business Intelligence e o Big Data. Construir dashboards e painéis específicos auxiliam o gestor na tomada de decisão. “A estratégia digital é o que fará as empresas gastarem menos dinheiro em suas campanhas de marketing e terem um maior controle do seu funil de vendas”, diz Diego Brito, CEO da empresa General Marketing.

As pequenas e médias empresas podem focar diretamente no Google Analytcs. Existem diversas formas mais simples de acompanhar dados e tomar decisões. Quer saber mais? Procure a Yes Marketing Digital para auxiliar nos seus negócios. Estamos prontos para ajudar. Que tal um café!? Entre em contato conosco aqui!

Thiago Stanisci Gomes

Author

Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing. Tem grande experiência, desde 1998, com diversos aplicativos e técnicas para construção de sites e gestão. Dentre vários cursos, destaca-se Ecommerce Profissional ministrado pelo Buscapé. Experiência na área financeira (Certificado pela Anbima CPA 10), administrativa e tecnológica. Blogueiro e fotógrafo apaixonado pelo que faz!