O marketing digital em 2017

As tendências, “já praticáveis”, do marketing digital para 2017.

Há alguns anos, temos repensado e colocado em prática algumas estratégias de comunicação. Tem sido uma mudança rápida, devido a multiplicação de canais digitais por este mundo a fora. E desde a sua origem, o marketing online, ou melhor dizendo, o marketing digital, tem se tornado uma ferramenta muito útil para o planejamento estratégico das empresas. Afinal, se a sua empresa não tiver presença online efetiva, seu alcance competitivo vai por água abaixo!

É óbvio que as áreas de uma empresa evoluem. E a cada ano, a área do marketing evolui de forma mais rápida, precisa e contínua. O trabalho é pesado e árduo para acompanhar as ações e tendências que são atualizadas constantemente. Portanto, é preciso se inovar, estar por dentro das novidades e se estruturar eficazmente, pois para as empresas é o que garante um relacionamento positivo e lucrativo com seu público-alvo.

“Falando malandramente”, trabalhar com marketing de digital hoje em dia é uma questão de sobrevivência! Digamos que o marketing digital já foi tendência, lá no passado, e hoje é a mais pura e atual realidade.

O marketing para 2017 se baseia em qualidade e em estratégias que levam em consideração a experiência do usuário. Sabemos de cor e salteado disso!!! Então, bora praticar mais e mais – com excelência, claro! – ações que achamos relevantes para 2017. Vejam:

Redes Sociais

O marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos mais usados e crescentes em todo o mundo. E as empresas estão se adaptando cada vez a este cenário. É o famoso “marketing digital moderno” que vem aproximando o consumidor da empresa quando tratamos de divulgar os produtos e serviços.

O marketing nas mídias sociais, hoje mais relevante, pois as redes sociais modificaram os relacionamentos interpessoais, tornando influente não só no campo social, e principalmente no corporativo. A presença online e a colaboração estimulada nessas plataformas são um verdadeiro gerador de oportunidades para negócios de diferentes portes e segmentos, devido ao consumo e compartilhamento diário de informações sobre as mais diversas temáticas.

Inbound Marketing

Também chamado de “novo marketing” ou “marketing de atração” é um mecanismo para fidelizar o cliente e aumentar as vendas em geral. Ou seja, é uma estratégia inteligente na qual o cliente encontra a empresa e se interessa por ela. Faz com que as taxas de conversão sejam muito maiores. O Inbound Marketing busca atrair e conquistar o público-alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a a empresa oferece, foca seus esforços em atrair as pessoas certas.

Um dos pilares do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, se concentrando na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a sua empresa. Para melhor entender e usarmos essa estratégia digital é pensar que conseguimos transformar estranhos em clientes e promover um negócio, pois sua metodologia é adaptada a atual situação de mercado como os hábitos atuais de compra dos consumidores.

Essa metodologia está cada vez mais presente nas estratégias de comunicação das empresas, ou seja, “Inbound Marketing = ATRAIR, CONVERTER, FECHAR E ENCANTAR.”

Dispositivos Móveis

Vamos lá, confesse: ao sair de casa, você pode esquecer seus óculos ou algum documento, mas esquecer o celular jamé! E outra, desktop, é praticamente, passado!

Os sites de empresas que não tem páginas otimizadas para dispositivos mobile (celulares, tablet´s e afins) serão, ainda mais, severamente punidos com baixa nos ranqueamentos orgânicos. Portanto, os dispositivos móveis irão dominar, literalmente estão dominando os acessos online, e tratem de tornar essa ferramenta uma prioridade para o comércio todo!

É isso mesmo! Já era! Sem volta! E com isso, qualquer estratégia de marketing digital precisa estar focada neste perfil de público, já que é deste ponto que grande parte dos acessos estão aí, surgindo, surgindo…

Quem pretende trabalhar com produtos digitais neste ano deve, obrigatoriamente, criar formatos que possam ser acessados através de smartphones e tablet´s. E ponto!

Vídeos

O marketing digital está cada vez mais focado na utilização de vídeos. Se você já pensou na produção de vídeos como uma boa opção, está no caminho certo! E como os smartphones e tablet´s fazem parte do dia a dia das pessoas, os vídeos são excelentes para aliar conteúdo relevante com mobilidade.

A produção de vídeos é uma das principais “chamas” do marketing e não se apagará tão cedo, viu! Os vídeos apresentam taxas de conversão fantásticas e ajudam empresas que vendem mais, criam conteúdo relevante e convertem clientes no fundo do funil!

Produzir um bom vídeo é mais simples do que você imagina. Com uma câmera, boas ideias e uma organização simples você pode produzir materiais valiosos para o seu negócio.

Marketing de Conteúdo

Está sendo a grande aposta para 2017. É com certeza, uma ferramenta que estará presente ano após ano em nossas vidas. Afinal, conteúdo de alta qualidade é o segredo! Essa é a estratégia “rei” em marketing digital e continuará sendo uma parte essencial de qualquer campanha de marketing online por anos luz! Explicamos melhor: “estratégia rei em marketing digital” com o objetivo e mantendo o foco em dar as repostas aos usuários com bons conteúdos, de maneira densa, ou seja, um grande número de informações de forma direta, objetiva e eficiente. 😉

Hoje em dia o usuário está cansado de receber somente promoções e ofertas e está sedento por informação. Focar no conteúdo de qualidade, que eduque, que ajude o usuário e seja relevante é um passo sem volta para quem quer se destacar na internet. Vamos olhar o marketing de conteúdo como uma cereja no bolo diferente, levando em conta a personalização de conteúdo, claro que isso requer um trabalho constante de captação e tratamento de dados dos profissionais de marketing, porém quando se trata de conteúdo, qualidade é mais importante do que quantidade. Ok!

CRO – Otimização da Taxa de Conversões

Estamos carecas de saber que o mercado online superaquece a cada ano, certo! E o CRO é importante para fazer sua empresa crescer! Como consequência, o aumento de interesse dessa função vem crescendo a cada ano e não é à toa, pois se bem executada e com boas análises, melhora a performance de um site ou blog e extrai mais tráfego que você já tem. Ou seja, ter mais conversões sem necessariamente precisar aumentar o tráfego.

Conversion Rate Optimization ou otimização da taxa de conversão é o processo que desenvolve a experiência de quem visita um site ou blog na finalidade de convertê-lo em cliente. Entenda que é uma técnica que ajuda a rastrear o comportamento do usuário em seu site e identifica os elementos que estão produzindo o maior número de conversões. CRO significa fazer com que sua empresa tenha uma melhor imagem de marca e seja mais lucrativa.

Sendo assim, para muitos profissionais de marketing, quando pensam em CRO, essa ideia torna-se a menina dos olhos, afinal é a estratégia que possibilita aumentar o número de conversões em um site mantendo o mesmo investimento na aquisição de tráfego.

Email Marketing

A cada dia o consumidor está mais consciente dos seus direitos e se torna cada vez mais exigente. Como dissemos acima, os consumidores não querem mais receber ofertas e afins, eles estão ansiosos por conteúdo. E o uso do Email Marketing é o melhor e maior meio de comunicação corporativo do mundo!

Internacionalmente, o uso do email marketing vem crescendo e se usado corretamente, de maneira assertiva, evitando spam e similares, focando em histórias que encantam, que geram interesse e que finalmente entregue conteúdo relevante ao usuário/consumidor, focando em qualidade, naquele famoso “menos é mais”, essa tendência irá e está se multiplicando e beneficiando muito as empresas.

Veja lá hein, sabemos que nem todas as empresas respeitam isso, o uso correto desta ferramenta conta demais. Não é legal a “compra de listas de emails” para sair por aí enviando emails de venda. 🙁

Portanto, combata isso e crie a sua própria lista de emails. Batemos palmas para muitos empreendedores digitais que agem dessa forma atualmente! 😉

 

Estão aí algumas tendências, melhor dizendo, algumas estratégias e ações importantes para aprimorarmos nosso trabalho. Portanto, repense suas ações agora porque nunca é tarde para recomeçar o ano e avançar a sua concorrência. Leve em conta o que for melhor na experiência de cada usuário, e sucesso!

 

Aline T Conceição Gomes

Author

Formada em Administração de Empresas com Ênfase em Marketing e Pós graduada em Marketing na Instituição Presbiteriana Mackenzie de SP. Social Media Strategist na Yes Marketing Digital. Profissional de marketing focada na qualidade dos trabalhos, visando melhorias no processo com simplicidade e objetividade.