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04/05 2016

O sucesso do marketing digital na rede social mais popular do mundo, o Facebook.

São 10 dicas para melhor administrar a página da sua empresa no Facebook.
O mundo digital aumenta a cada dia. Não “vivemos” se não estivermos inseridos numa presença digital. O uso digital nos localiza no espaço, simplifica nossas compras e ajuda até mesmo em nossos relacionamentos. E para as empresas, embora acreditamos que ainda existem algumas resistências, a realidade é: toda empresa deve ter uma atuação online, ou seja, deve investir numa presença digital. Presença digital é estar onde o usuário está! Simples assim.

Não importa o tamanho de sua empresa, seja ela micro, pequena, média ou grande empresa. Hoje em dia, se não estiver presente na rede é como se sua empresa não existisse! A internet é o caminho. A era digital veio para ficar! Isso porque a sociedade cada vez mais incorpora esta realidade ao seu dia a dia, e no entanto, são comportamentos que cada vez mais ditam os rumos dos negócios. Portanto, ter presença digital é fundamental!

Após a empresa entrar de cabeça no mercado digital, lançar seu site, trabalhar e levar seus leads, seja para converter vendas ou expor melhor sua marca, é o tempo de participar assiduamente nas mídias sociais. É o tempo de analisar as milhões de oportunidades dentre as várias redes. E uma tarefa importante é, como hoje são muitas as mídias de interação com os usuários existentes, prestar atenção em qual delas o seu negócio se adapta e onde o seu cliente está para o sucesso de uma ação na internet. Porém, em especial, estar conectado ao público do Facebook é um must! Pensa com a gente: ignorar a rede de Mark Zuckerberg hoje em dia, jamais! Afinal, a quantidade assustadoramente grande de usuários é algo que não pode passar despercebido!

Antes de colocarmos a mão na massa, rapidamente iremos recapitular nossa trajetória (para muitas e pequenas empresas, imaginamos que este seja o caminho): vencemos o medo de abrir nosso negócio. Estudamos as novas formas de tecnologia e inovação. Vencemos a burocracia e a escassez de investimento (afinal, hoje em dia há os anjos do empreendedorismo, e a sorte de encontrarmos e expor nossas ideias malucas porém boas a esses anjos, é tudo de bom na nossas vidas!). Criamos uma página no Facebook para atrair clientes e fãs. Agora sim, mãos à obra! Vamos conferir e colocar em prática algumas dicas para que sua página vire um “case de sucesso” na rede social mais popular do mundo, o Facebook:

 

Por toda a parte, os blogs, sites e veículos que abordam marketing digital destacam a importância de manter presença regular nas redes sociais.

Por toda a parte, os blogs, sites e veículos que abordam marketing digital destacam a importância de manter presença regular nas redes sociais.

1. O mundo tornou-se digital. Mais comunicação, mais vendas.
Entenda que estabelecer a presença digital através do marketing digital já deixou de ser uma opção para as empresas e se tornou uma obrigatoriedade. A presença digital é o que garante o seu espaço e a credibilidade de sua empresa na internet. A geração de conteúdo, hoje em dia, é a forma real de posicionar sua presença online nos diversos canais digitais, como blogs, websites, perfis e páginas nas mídias sociais. A diversidade das formas de comunicação que a internet oferece é uma grande vantagem para os negócios.

2. Informações de sua empresa na página.
Uma das tarefas mais importantes é deixar sua página “tinindo” de informações sobre sua empresa. Preencha os dados corretamente, ponto a ponto, para não esquecer nenhuma informação! Sua página tem que ser útil para quem quer te encontrar, então preencha com o telefone, site, e-mail, endereço e havendo um horário de expediente definido, informe também.

3. Apareça e saiba o que pensa seu cliente.
Criar conteúdo escrito, vídeos ou imagens para circulação na internet pode ser uma excelente maneira de fortalecer sua presença digital. Outro bom exemplo é a criação de infográficos, que são imagens onde muita informação é disposta de maneira divertida e objetiva. Portanto, poste seus artigos com regularidade, criatividade e interaja com seus clientes. Dessa forma “encantamos o consumidor”, e eles adoram, assim permitindo a construção de marca, identidade e valores ligados à marca através do marketing de conteúdo demonstrando todo o seu conhecimento dos produtos ou serviços oferecidos. Fique sempre atento as notificações e responda as questões feitas na página, também publique em grupos que podem se interessar pelo serviço ou produto que você oferece.

4. EdgeRank.
O EdgeRank é um algoritmo que determina qual o alcance que as publicações de uma fanpage terão em função do histórico do conteúdo publicado na página. É um critério para avaliação de tudo que é postado na página e seu impacto sobre a audiência. É baseado nele por exemplo, que o Facebook determina o que deve ou não ser exibido no Feed de Notícias dos fãs da página. Portanto, nem tudo o que é postado, é visto! É necessário melhor entender como funciona o EdgeRank. Fique atento!

5. Quando possível, integre fotos de capa e perfil.
Isso parece óbvio, mas muitas empresas ignoram o poder de uma boa imagem. Pegue aqueles dez minutos de pura criatividade e crie uma arte que integre as fotos de capa e perfil de sua empresa. Para isso é preciso entender de design e saber fazer os cálculos, para não dar errado. Dá um trabalho, mas é um toque bem legal e compensador, e seu público sempre reconhece e valoriza.

6. Priorize os dias e horários para postar.
Em resumo, os horários de pico são às 11h, às 15h e às 20h. O dia em que os usuários mais interagem é quarta-feira, seguido de terça e quinta. O período com menos atividade é domingo, das 14 às 18h. Você pode perder algumas horas de estudo sobre os horários, vale a pena!

7. Colaboradores de sua página.
Você não precisa administrar sua página sozinho, aposte na esperteza de sua equipe! Adicionar colaboradores é uma maneira de facilitar seu trabalho e garante que sua página estará sempre atualizada e funcionando. Veja os papéis que o Facebook permite dar aos colaboradores:

– Administrador: completo e total acesso. Se você criou a página, esse papel é seu.
– Editor: pode editar a página, mandar e responder mensagens, postar, criar anúncios, ver quem criou um post e analisar relatórios.
– Moderador: pode responder e deletar comentários, mandar e responder mensagens, ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.
– Anunciante: pode ver quem criou um post, criar anúncios e analisar relatórios.
– Analista: pode ver quem criou um post e analisar relatórios.

8. Prepare e planeje seu conteúdo antes de começar a convidar seu público.
Não tem graça seguir uma página ainda sem postagens, certo? Entenda que o objetivo do seu negócio ao criar uma página no Facebook é criar um canal para melhorar os resultados de seu marketing digital e promover maior engajamento do seu cliente. Por isso, publique suas matérias e mostre que sua marca está comprometida com a publicação de conteúdo novo e relevante, antes de mandar convites.

9. Faça suas publicações manualmente.
A rede social tende a ignorar posts provenientes de aplicativos que funcionam com o RSS.

10. Expanda seus negócios para o mundo.
O marketing digital é eficiente e tem um campo de atuação mais amplo, dispõe de recursos que antes eram impossíveis, é um investimento menor e o retorno pode ser mensurado. Sabemos que nosso foco neste artigo é o Facebook, porém, divulgue sua página em todos os outros meios possíveis! Promova a página no seu site, por e-mail, newsletters e em outras redes sociais. Faça com que ela seja vista e as pessoas saibam do que se trata!

 

A Presença Digital é extremamente importante dentro do Marketing na Internet e é o ponto de partida para qualquer outra ação de marketing digital, pois ela que vai definir o posicionamento da marca/pessoa dentro do mundo digital em relação ao seu público-alvo. Não tenha dúvidas desta necessidade, já passou da hora de superar completamente esta resistência (se ainda houver) e partir para o engajamento. Não faltam boas consultorias e especialistas prontos a ensinar e cooperar.
#YesMarketingéDigital 😉