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02/07 2017

O marketing digital em 2017

As tendências, “já praticáveis”, do marketing digital para 2017.

Há alguns anos, temos repensado e colocado em prática algumas estratégias de comunicação. Tem sido uma mudança rápida, devido a multiplicação de canais digitais por este mundo a fora. E desde a sua origem, o marketing online, ou melhor dizendo, o marketing digital, tem se tornado uma ferramenta muito útil para o planejamento estratégico das empresas. Afinal, se a sua empresa não tiver presença online efetiva, seu alcance competitivo vai por água abaixo!

É óbvio que as áreas de uma empresa evoluem. E a cada ano, a área do marketing evolui de forma mais rápida, precisa e contínua. O trabalho é pesado e árduo para acompanhar as ações e tendências que são atualizadas constantemente. Portanto, é preciso se inovar, estar por dentro das novidades e se estruturar eficazmente, pois para as empresas é o que garante um relacionamento positivo e lucrativo com seu público-alvo.

“Falando malandramente”, trabalhar com marketing de digital hoje em dia é uma questão de sobrevivência! Digamos que o marketing digital já foi tendência, lá no passado, e hoje é a mais pura e atual realidade.

O marketing para 2017 se baseia em qualidade e em estratégias que levam em consideração a experiência do usuário. Sabemos de cor e salteado disso!!! Então, bora praticar mais e mais – com excelência, claro! – ações que achamos relevantes para 2017. Vejam:

Redes Sociais

O marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos mais usados e crescentes em todo o mundo. E as empresas estão se adaptando cada vez a este cenário. É o famoso “marketing digital moderno” que vem aproximando o consumidor da empresa quando tratamos de divulgar os produtos e serviços.

O marketing nas mídias sociais, hoje mais relevante, pois as redes sociais modificaram os relacionamentos interpessoais, tornando influente não só no campo social, e principalmente no corporativo. A presença online e a colaboração estimulada nessas plataformas são um verdadeiro gerador de oportunidades para negócios de diferentes portes e segmentos, devido ao consumo e compartilhamento diário de informações sobre as mais diversas temáticas.

Inbound Marketing

Também chamado de “novo marketing” ou “marketing de atração” é um mecanismo para fidelizar o cliente e aumentar as vendas em geral. Ou seja, é uma estratégia inteligente na qual o cliente encontra a empresa e se interessa por ela. Faz com que as taxas de conversão sejam muito maiores. O Inbound Marketing busca atrair e conquistar o público-alvo e os leads qualificados, ou seja, aqueles que realmente tenham interesse nos serviços que a a empresa oferece, foca seus esforços em atrair as pessoas certas.

Um dos pilares do Inbound Marketing é o marketing de conteúdo, se concentrando na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade para trazer as pessoas certas para a sua empresa. Para melhor entender e usarmos essa estratégia digital é pensar que conseguimos transformar estranhos em clientes e promover um negócio, pois sua metodologia é adaptada a atual situação de mercado como os hábitos atuais de compra dos consumidores.

Essa metodologia está cada vez mais presente nas estratégias de comunicação das empresas, ou seja, “Inbound Marketing = ATRAIR, CONVERTER, FECHAR E ENCANTAR.”

Dispositivos Móveis

Vamos lá, confesse: ao sair de casa, você pode esquecer seus óculos ou algum documento, mas esquecer o celular jamé! E outra, desktop, é praticamente, passado!

Os sites de empresas que não tem páginas otimizadas para dispositivos mobile (celulares, tablet´s e afins) serão, ainda mais, severamente punidos com baixa nos ranqueamentos orgânicos. Portanto, os dispositivos móveis irão dominar, literalmente estão dominando os acessos online, e tratem de tornar essa ferramenta uma prioridade para o comércio todo!

É isso mesmo! Já era! Sem volta! E com isso, qualquer estratégia de marketing digital precisa estar focada neste perfil de público, já que é deste ponto que grande parte dos acessos estão aí, surgindo, surgindo…

Quem pretende trabalhar com produtos digitais neste ano deve, obrigatoriamente, criar formatos que possam ser acessados através de smartphones e tablet´s. E ponto!

Vídeos

O marketing digital está cada vez mais focado na utilização de vídeos. Se você já pensou na produção de vídeos como uma boa opção, está no caminho certo! E como os smartphones e tablet´s fazem parte do dia a dia das pessoas, os vídeos são excelentes para aliar conteúdo relevante com mobilidade.

A produção de vídeos é uma das principais “chamas” do marketing e não se apagará tão cedo, viu! Os vídeos apresentam taxas de conversão fantásticas e ajudam empresas que vendem mais, criam conteúdo relevante e convertem clientes no fundo do funil!

Produzir um bom vídeo é mais simples do que você imagina. Com uma câmera, boas ideias e uma organização simples você pode produzir materiais valiosos para o seu negócio.

Marketing de Conteúdo

Está sendo a grande aposta para 2017. É com certeza, uma ferramenta que estará presente ano após ano em nossas vidas. Afinal, conteúdo de alta qualidade é o segredo! Essa é a estratégia “rei” em marketing digital e continuará sendo uma parte essencial de qualquer campanha de marketing online por anos luz! Explicamos melhor: “estratégia rei em marketing digital” com o objetivo e mantendo o foco em dar as repostas aos usuários com bons conteúdos, de maneira densa, ou seja, um grande número de informações de forma direta, objetiva e eficiente. 😉

Hoje em dia o usuário está cansado de receber somente promoções e ofertas e está sedento por informação. Focar no conteúdo de qualidade, que eduque, que ajude o usuário e seja relevante é um passo sem volta para quem quer se destacar na internet. Vamos olhar o marketing de conteúdo como uma cereja no bolo diferente, levando em conta a personalização de conteúdo, claro que isso requer um trabalho constante de captação e tratamento de dados dos profissionais de marketing, porém quando se trata de conteúdo, qualidade é mais importante do que quantidade. Ok!

CRO – Otimização da Taxa de Conversões

Estamos carecas de saber que o mercado online superaquece a cada ano, certo! E o CRO é importante para fazer sua empresa crescer! Como consequência, o aumento de interesse dessa função vem crescendo a cada ano e não é à toa, pois se bem executada e com boas análises, melhora a performance de um site ou blog e extrai mais tráfego que você já tem. Ou seja, ter mais conversões sem necessariamente precisar aumentar o tráfego.

Conversion Rate Optimization ou otimização da taxa de conversão é o processo que desenvolve a experiência de quem visita um site ou blog na finalidade de convertê-lo em cliente. Entenda que é uma técnica que ajuda a rastrear o comportamento do usuário em seu site e identifica os elementos que estão produzindo o maior número de conversões. CRO significa fazer com que sua empresa tenha uma melhor imagem de marca e seja mais lucrativa.

Sendo assim, para muitos profissionais de marketing, quando pensam em CRO, essa ideia torna-se a menina dos olhos, afinal é a estratégia que possibilita aumentar o número de conversões em um site mantendo o mesmo investimento na aquisição de tráfego.

Email Marketing

A cada dia o consumidor está mais consciente dos seus direitos e se torna cada vez mais exigente. Como dissemos acima, os consumidores não querem mais receber ofertas e afins, eles estão ansiosos por conteúdo. E o uso do Email Marketing é o melhor e maior meio de comunicação corporativo do mundo!

Internacionalmente, o uso do email marketing vem crescendo e se usado corretamente, de maneira assertiva, evitando spam e similares, focando em histórias que encantam, que geram interesse e que finalmente entregue conteúdo relevante ao usuário/consumidor, focando em qualidade, naquele famoso “menos é mais”, essa tendência irá e está se multiplicando e beneficiando muito as empresas.

Veja lá hein, sabemos que nem todas as empresas respeitam isso, o uso correto desta ferramenta conta demais. Não é legal a “compra de listas de emails” para sair por aí enviando emails de venda. 🙁

Portanto, combata isso e crie a sua própria lista de emails. Batemos palmas para muitos empreendedores digitais que agem dessa forma atualmente! 😉

 

Estão aí algumas tendências, melhor dizendo, algumas estratégias e ações importantes para aprimorarmos nosso trabalho. Portanto, repense suas ações agora porque nunca é tarde para recomeçar o ano e avançar a sua concorrência. Leve em conta o que for melhor na experiência de cada usuário, e sucesso!