Imagem_Plano de negocios_YesMkt
02/09 2017

Dicas de como elaborar um plano de negócios

Veja como apresentar um plano de negócios de forma objetiva, enfatizando ideias e oportunidades.
Plano de negócios ou Plano empresarial – Business Plan – é um documento escrito por empreendedores, que especifica um negócio que quer iniciar ou que já está iniciado. Ou seja, é a representação do modelo de negócios a ser seguido, onde reúne informações tabulares e escritas de como é ou deverá ser seu negócio, sua empresa.

Geralmente utilizamos o plano de negócio para embasar e dar total suporte às ideias e às oportunidades. Também pode ser utilizado como uma ferramenta de marketing interno e de gestão. Afinal, todo empreendedor sonha em ver sua ideia sair do papel e ganhar o mundo, ter sucesso, visibilidade e reconhecimento do seu trabalho. 😉

Hoje em dia para muitos empreendedores existe forte determinação para batalhar e concretizar seus desejos, porém carregam consigo aquela pontinha de ansiedade e preocupação e que, se não controlada, pode colocar tudo a perder. E como a cada ano milhares de empresas abrem suas portas e depois fecham naquele misto de tristeza e desilusão por falta de foco e planejamento, é imprescindível uma rota de navegação, melhor dizendo, um roteiro, uma estratégia bem definida para não acontecer o naufrágio antes do tempo.

Para simplificar e obter um melhor entendimento, segundo especialistas, o plano de negócio nada mais é que uma descrição do planejamento da empresa de A a Z, desde a missão até o balanço dos índices financeiros. Ou seja, é um projeto – com a árdua tarefa –  de especificar a missão, objetivos, processo operacional, planos de marketing e financeiro, para assim viabilizar seu negócio e alavancar sua empresa.

Pesquisando sobre esse assunto, nota-se que o plano de negócios vem sofrendo algumas críticas por não serem objetivos e principalmente por não refletirem a realidade da empresa em sua maioria. Porém, depois de um certo tempo, “mesmo com o empreendedorismo moderno levando a outros tipos de ferramentas”, faz-se necessário elaborar um plano de negócio para validar o desenvolvimento e os riscos assumidos pela futura organização. Outra vantagem do plano de negócios é que, após a apresentação de uma ideia, mostra-se o desenvolvimento de estudos de mercado, produto ou serviço prestado à sociedade.

Uma nota importante a se destacar é que um plano de negócios deve ser realista, pois após avaliar o investimento necessário, o desenvolvimento das etapas e como ele funcionará, o empreendedor precisa se aprofundar e ter o máximo de conhecimento do seu negócio, assim se antecipando a possíveis surpresas negativas, erros e problemas, minimizando riscos, que possam acontecer. O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e gestão da empresa.

Agora, listaremos algumas dicas para que seu plano de negócios funcione mesmo.

 

1 – O plano de negócio deve possuir uma estrutura básica que leve ao entendimento completo do negócio, seguindo uma sequência lógica. E de forma clássica seu plano terá um Sumário Executivo. Deve-se sintetizar as partes mais importantes do plano, ou seja, a descrição da empresa, cada área, o perfil dos empreendedores, produtos e serviços, o mercado de atuação, localização, fonte de recursos, etc. Entenda que é preciso pensar. Pensar muito. Não se iluda! Pois não é tão simples assim. O plano de negócio envolve variáveis que vão além do conhecimento tradicional. Portanto, essa parte do plano só deve ser feita quando todas as demais estiverem concluídas.

2 – Com o objetivo de ganhar tempo e praticidade é recomendado ao empreendedor identificar se há demanda para o produto ou serviço que pretender fornecer. É a principal etapa de um planejamento, a Análise de Mercado. Esse processo vai determinar o quanto atraente é a ideia de negócio que você deseja. O mercado é quem dita as regras! De nada adianta ter um excelente produto ou ser um ótimo prestador de serviços se não houver pessoas e organizações suficientes interessadas em comprá-lo. Portanto, é necessário identificar o nicho de mercado que pretende atuar, conseguindo assim, informações para melhor definir os canais de distribuição, ações promocionais, planos de comunicação e política de preços, como também avaliar sua concorrência, sempre levando em conta o seu posicionamento no mercado.

3 – Em um plano de negócios o empreendedor deverá formular a estratégia de marketing. Ou seja, o Plano de Marketing deverá ser estruturada em como a empresa vai ofertar seus produtos e serviços. Deve conter uma descrição completa dos produtos ou serviços prestados, a qualidade, a estratégia de diferenciação dos concorrentes e como vai detalhar as formas de divulgação da empresa.

4 – A próxima etapa diz respeito ao Plano Operacional que descreve como a empresa está estruturada. Melhor explicando, define como a empresa vai desenvolver e comercializar os produtos e serviços. O empreendedor vai definir sua localização, instalações físicas e equipamentos. Também faz estimativas acerca da capacidade produtiva ou de quantos clientes consegue atender por mês, além de traçar quantos serão os funcionários e as tarefas de cada um.

5 – Passamos agora para o Plano Financeiro, que é o resultado em números do plano de negócios. No plano financeiro, o empreendedor terá noção do quanto deve investir para concretizar a empresa. O documento deve conter, basicamente, as estimativas de custos iniciais, de despesas e receitas, capital de giro e fluxo de caixa e de lucros. Neste momento, permite calcular um ponto de equilíbrio, que é o faturamento mínimo para a empresa não ter prejuízos, e conhecer o prazo de retorno do investimento e sua lucratividade.

 

Lembre-se que um plano de negócio é uma ferramenta de gestão e não garante que sua ideia seja 100% bem sucedida. E você até pode começar sem ele, mas será difícil expandir o negócio sem desenvolvê-lo mais adiante. Como dissemos acima, não é simples, não é fácil nem difícil, também não é um bicho de sete cabeças, entretanto é trabalhoso!

Uma dica valiosa é não sair para o ataque sem ter desenvolvido um bom plano de negócios, pois ele te acerca de informações para blindar seu negócio. Ele certamente diminui, e muito, as chances do empreendedor ser pego de surpresa por imprevistos. Novamente: um plano de negócio não garante sucesso, mas reduz danos. Afinal, errar no papel é bem melhor do que errar no mercado.

E não desista! Trate seu plano de negócios como um filho. É um “ser vivo” que necessita ser atualizado e estar em movimento. Este caminho nos ajuda a despertar o empreendedor em nossas veias, e se for o seu caso, o plano de negócio será o grande aliado para o seu sucesso!

Reflita sobre isso, empreenda e seja feliz!